Foi-se o tempo em que a marca registrada da mulher brasileira eram os seios pequenos e quadris largos. Com a mudança dos padrões de beleza que atingiu o mundo todo, a moda é ter seios fartos e sensuais. Com inspiração em celebridades que exploram esses atributos, a mulherada lota os consultórios médicos em busca do seio perfeito. O resultado é que o implante de protese de silicone nos seios é hoje uma das cirurgias plásticas mais procuradas no país, junto com a lipoaspiração.

1) A CONSULTA COM O CIRURGIÃO PLÁSTICO

A sua primeira consulta com o cirurgião plastico é de fundamental importancia para aquelas pacientes que querem se submeter a cirurgia para aumento dos seios com protese silicone. É nessa consulta de avaliação que a paciente poderá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia de implante de protese silicone nos seios, como tamanho da protese silicone, perfil, cicatriz, etc… Durante sua consulta na clinica Bioplastica, voce verá fotos antes depois de cirurgias de protese de silicone, que lhe ajudarão a decidir qual tamanho e tipo de protese melhor se adaptam a sua forma corporal.

2) CIRURGIA PLASTICA DE AUMENTO DE MAMAS COM PROTESE DE SILICONE

A ciurgia é realizada em hospital, gealmente sob anestesia local e sedação, que proporciona uma recuperação muito mais rápida para o paciente. A duração média do implante de silicone nos seios é de 1 hora, e em muitos casos a paciente pode ser liberada do hospital no mesmo dia. A retirada dos pontos é realizada em 7-15 dias após a realização do procedimento. A paciente pode retornar as atividades do cotidiano em cerca de 5 dias ( desde que não exija esforço físico ) e deve utilizar um sutiã especial no pós operatório por 30 dias.

Vias de acesso ( cicatriz cirurgica )

A via de acesso escolhida para colocação da protese silicone nas mamas da paciente, vai modificar apenas o tipo da cicatriz resultante na cirurgia, não alterando o resultado quanto a tamanho da protese,forma,etc… Na consulta de avaliação prévia, o cirurgiao plastico já devera ter informado à paciente quanto as vantagens e desvantagens das diferentes vias de acesso ( axilar, infra-mamaria, peri-areolar ). Existem três opções de incisão, a infra-mamária (na dobra embaixo da mama), periareolar (geralmente na parte de baixo dos mamilos) e pelas axilas. Em geral, o corte é discreto, de três a quatro centímetros, dependendo do tamanho da prótese – se ela for muito grande, o corte será maior. Na grande maioria dos casos, a cirurgia é realizada sob anestesia local + sedação. Caso haja associação de procedimentos ( ex: inclusão de protese de silicone + lipoaspiração ) , pode ser necessário o uso da anestesia geral, porém isso será discutido previemente em sua consulta de avaliação, após a realização dos exames pré-operatórios. Em geral, a incisão escolhida na maioria dos casos é a infra mamária, que proporciona uma cicatriz bastante discreta, que fica “escondida” no sulco abaixo dos seios e possui excelente qualidade estética.

O implante pode ficar localizado abaixo do musculo peitoral (submuscular) ou abaixo da glandula mamaria (subglandular). A localização subglandular é a mais comum, e que proporciona resultado mais natural, já que imita a natureza, pois representa a localização normal da mama. O implante submuscular é utilizado somente quando a paciente praticamente não possui tecido mamario. Nesse caso, o musculo peitoral irá recobrir a protese mamaria, de modo a não deixa-la tão “marcada”.

Entre as perguntas mais comuns de quem opta pelo implante de protese silicone nos seios, uma se destaca, que é a questão da amamentação. Será que dá para amamentar normalmente usando a prótese mamaria de silicone ? Dá, sem problemas. Os implantes são colocados abaixo do tecido glandular mamário, por isso não têm a menor interferência no aleitamento. Somente se a paciente optar pela incisão periareolar, há um risco de fibrose dos ductos lactiferos, que poderia prejudicar a produção de leite materno, já que a cicatriz para colocação da protese é realizada no meio da mama. Na incisão subglandular ( mais utilizada ), esse risco não existe.

DURABILIDADE DA PROTESE SILICONE

Os implantes modernos são altamente resistentes, e fabricados de modo a permanecer longos períodos no organismo sem causar qualquer reação. Além disso, o conteúdo das próteses é atualmente de silicone gel coesivo, que impede o vazamento e mantem o formato do seio mesmo em caso de ruptura da protese de silicone. Atualmente, não há mais a necessidade de troca obrigatória do implante a cada 10 anos como ocorria nas proteses antigas.